sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os maleficios da utilização de Anabolizantes



O que são esteróides anabolizantes e seus efeitos

Os esteróides anabolizantes androgênicos, geralmente conhecidos apenas pelo nome anabolizantes, são substâncias sintéticas relacionadas ao hormônio masculino testosterona. “Anabolizantes” refere-se aos efeitos na construção de massa muscular e “androgênicos” aos efeitos de aumento das características masculinas. “Esteróides” refere-se a uma classe de drogas, as quais podem ser legalmente prescrevidas para tratar algumas condições médicas.

 Abuso no uso de anabolizantes
Algumas pessoas fazem uso dos esteróides anabolizantes para melhorar a performance atlética e/ou aparência física. Os usuários de esteróides anabolizantes os tomam oralmente ou por injeção, geralmente em ciclos de semanas ou meses interrompidos por pequenos períodos.

Efeitos dos anabolizantes no cérebro

Os efeitos agudos dos esteróides anabolizantes no cérebro são bem diferentes dos decorrente de abuso de outras drogas. A principal diferença é que os esteróides anabolizantes não produzem euforia, significando que não engatilham a elevação rápida do neurotransmissor dopamina. Porém, o uso a longo prazo de esteróides anabolizantes pode ter impacto em substância químicas do cérebro, afetando o humor e comportamento.

 Efeitos dos anabolizantes na saúde mental

Relatos sugerem que esteróides anabolizantes podem contribuir para problemas psiquiátricos. Pesquisas mostram que o abuso no uso de anabolizantes pode levar a agressão e outros efeitos adversos. Alguns usuários de anabolizantes dizem se sentir bem ao utiliza-los, porém alterações extremas de humor podem ocorrer, incluindo sintomas de mania que poderiam ocasionar violência. Pesquisadores também observaram que muitos usuários de esteróides anabolizantes sofrem de ciúme patológico, irritabilidade extrema, delírios, e julgamento prejudicado pela sensação de invencibilidade.

 Efeito potencial de dependência dos anabolizantes

Estudos em animais indicaram que os anabolizantes têm potencial de dependência, como outras drogas viciantes. Essa propriedade é mais difícil de demonstrar em humanos, porém o potencial de dependência é consistente com a continuação do uso apesar dos efeitos negativos físicos e nas relações sociais. Ainda, usurários de esteróides anabolziantes geralmente gastam muito tempo e dinheiro para obter a droga, o que é outro indicador de dependência.

Pessoas que usaram esteróides anabolizantes passaram por sintomas de abstinência quando pararam de tomar a droga. Esses sintomas de abstinência incluem oscilações de humor, fadiga, impaciência, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual e vontade forte de voltar a usar os anabolizantes. Um dos sintomas mais perigosos de abstinência é a depressão, pois ela pode levar ao suicídio.

 Efeitos adversos dos anabolizantes na saúde

O uso de esteróides anabolizantes pode ter como efeitos problemas de saúde sérios e até irreversíveis. Alguns desses efeitos mais perigosos incluem dano ao fígado, icterícia (pigmentação amarelada na pele, tecidos e fluidos corporais), retenção de fluidos, pressão alta, elevação do colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuição do colesterol HDL (colesterol bom). Outros efeitos dos anabolizantes que foram relatados incluem insuficiência renal, acne severa e tremores.

Adicionalmente, há alguns efeitos dos anabolizantes que são específicos para o sexo e idade da pessoa, como:
* Para homens - diminuição dos testículos, redução da quantidade de esperma, infertilidade, calvície, desenvolvimento de seios, elevação no risco de câncer de próstata.
* Para mulheres - Crescimento de pêlo facial, calvície de padrão masculino, alteração ou interrupção do ciclo menstrual, crescimento do clitóris, voz grossa.
* Para adolescentes - crescimento interrompido devido à maturação esqueletal prematura e aceleração das mudanças da puberdade.

Além dissso tudo, pessoas que fazer uso de anabolizantes injetáveis aumentam o risco de se contaminarem com HIV e hepatite.

5 comentários:

  1. Primeira =D

    Te amo muito meu amor,
    parabéns o Blog esta muito bom !

    ResponderExcluir
  2. tenho pesquisado muito a respeito sobre esteroides anabolizantes e cheguei a conclusão que eles têm mais benefícios que malefícios, estou no meio da academia (musculação) e vejo que o seu uso é mais comum do que pensava, treino muito, estou numa dieta bem regrada, tomando suplementos naturais e não tenho coragem fazer uso de esteroides, mas não entendo porque as pessoas só exaltam seus malefícios e nunca seus benefícios?...

    http://personaltrainerinformationascimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, obrigado pelo comentário! Infelizmente estive afastado algum tempo e só vi agora. Olha não sei qual sua fonte de pesquisas, porem bibliografias medicas nos mostram que o uso de anabolizantes para fins de hipertrofia muscular em um paciente normal tem mais malefícios do que benefícios, isso principalmente a longo prazo. Hormônios podem alterar o equilíbrio do corpo e levar a uma serie de alterações, por isso devem ser usados apenas quando é um caso em que realmente se necessite deste e seus benefícios sejam maiores que os malefícios.

      Excluir
  3. Márcio olhe abula e veja o que o próprio fabricante fala!

    ResponderExcluir
  4. Márcio olhe abula e veja o que o próprio fabricante fala!

    ResponderExcluir