segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Aterosclerose

Aterosclerose é uma doença que afeta artérias de médio e grande calibre em que lesões de gordura chamadas placas ateromatosas se desenvolve dentro da superfície das paredes arteriais. No geral se refere a vasos sanguíneos espessados e enrijecidos de todos os tamanhos. O que pode aparecer mais cedo é uma lesão endotelial que aumentará a expressão de moléculas de adesão nas células endoteliais e reduz sua capacidade de liberar oxido nítrico e outras substancias que atuam evitando a adesão de macromoléculas, monócitos e plaquetas. Depois que ocorre a lesão os monócitos e lipídios circulantes começam a se acumular. Os monócitos penetram na camada intima arterial onde se diferenciará em macrófagos e mais tarde macrófagos coloidais que formarão uma estria de gordura visível.Com o passar do tempo essas estrias aumentam e coalescem os tecidos dos músculos lisos e fibrosos adjacentes para formar placas cada vez maiores. Os depósitos de lipídios e tecido fibrosos podem se tornarem tão grandes levando a redução do fluxo sanguíneo ou até obstruir completamente o vaso.
As artérias arteroscleroticas perdem maior parte de sua distensibilidade e também nos locais onde as placas se sobressaem no sangue circulante, levar a formação de coágulo, com resultante formação de trombos ou coágulos.

Causas básicas:

* Aumento de lipoproteínas de Baixa densidade: A elevada concentração plasmática de colesterol sob a forma de lipoproteínas de baixa densidade.
* Hipercolesterolemia familiar: Doença genética em que a pessoa herda genes defeituosos para a formação de receptores para Lipoproteinas de baixa densidade na superfície das membranas celulares do corpo.
* Outros fatores que predispõe são : Inatividade física e obesidade, Diabetes melito, Hipertensão, Hiperlipidemia, tabagismo.

Prevenção:

* Manter peso saudável, ser fisicamente ativo, ingerir principalmente gorduras insaturadas com baixo teor de colesterol
* Prevenir a hipertensão
* Controlar a glicose sanguínea
* Evitar o tabagismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário