terça-feira, 21 de maio de 2013

Tonsilite ( Dor de Garganta )


Definição

A tonsilite é a inflamação (inchaço) das tonsilas (antigamente chamadas de amígdalas).

Causas, incidência e fatores de risco

As tonsilas são linfonodos na parte de trás da boca e na parte superior da garganta. Elas geralmente ajudam a filtrar bactérias e outros micro-organismos para impedir as infecções no corpo.
Foto: ADAM
As estruturas da garganta incluem o esôfago, a traqueia, a epiglote e as amígdalas
Elas podem ficar tão carregadas de infecções bacterianas ou virais que se incham e ficam inflamadas, causando a tonsilite.
A infecção pode também estar presente na garganta e áreas próximas, causando inflamação na faringe. A faringe é a parte de trás da garganta, entre as tonsilas e a caixa de voz (laringe). Consulte: Faringite
A tonsilite é extremamente comum, principalmente em crianças.

Sintomas

  • Dificuldade em engolir
  • Dor no ouvido
  • Febre, calafrios
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta que dura mais de 48h e pode ser grave
  • Sensibilidade na mandíbula e na garganta
  • Alterações na voz, perda de voz

Exames e testes

O médico examinará a boca e a garganta para ver as tonsilas inchadas. As tonsilas são geralmente avermelhadas e podem ter manchas brancas. Os nódulos linfáticos na mandíbula e no pescoço podem estar inchados e sensíveis ao toque.
Possíveis testes incluem:
  • Teste rápido para detecção do antígeno
  • Cultura da superfície da garganta

Tratamento

Se a causa da tonsilite for uma bactéria como uma estreptocócica, os antibióticos são receitados para curar a infecção. Os antibióticos podem ser ministrados por injeção ou por via oral durante 10 dias.
Se pílulas forem usadas, elas deverão ser ministradas por todo tempo prescrito pelo médico. NÃO interrompa o tratamento só porque o desconforto passou, caso contrário a infecção não vai ser curada.
Descanse para permitir que o corpo se recupere. Líquidos, principalmente mornos (não quentes), leves ou muito gelados podem aliviar a garganta. Faça gargarejos com água morna e sal ou use pastilhas (contendo benzocaína ou ingredientes similares).
Medicamentos como acetaminofeno ou ibuprofeno podem ser usados para reduzir a dor e a febre. NÃO dê aspirinas a crianças. Aspirinas têm sido associadas à síndrome de Reye.
Algumas pessoas com reincidência da infecção podem precisar de cirurgia para remover as tonsilas (tonsilectomia).

Evolução (prognóstico)

Os sintomas de tonsilite costumam desaparecer 2 a 3 dias depois do início do tratamento. A infecção geralmente é curada após o término do tratamento, mas algumas pessoas podem precisar de mais um ciclo de antibióticos.
As complicações de tonsilite causada por estreptococos não tratada podem ser graves. Crianças com tonsilite associada ao estreptococo ou à faringite devem geralmente resguardar em casa até que tenham tomado os antibióticos por 24 horas. Isso ajuda a reduzir a transmissão da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário