domingo, 1 de junho de 2014

Bronquiolite viral aguda

É uma das causas mais comuns de internação do lactente. É uma doença infecciosa, mais incidente em lactentes menores de 24 meses (principalmente < 6 meses), que resulta na obstrução inflamatória dos bronquíolos.
Mecanismos envolvidos na população de risco:
O vírus sincicial respiratório é responsável por ate 80% dos casos, o período de incubação é de 4/5 dias. A transmissão se da por:
o   Contato direto
o   Transmissão por gotículas
o   Conjuntiva/mucosa nasal
Fisiopatologia:

Quadro clínico:
o   Prodrómos com sintomas leve de IVAS (espirros e rinorreia)
o   Temperatura basal elevada (38,5º - 39ºC)
o   Tosse paroxística
o   Dispneia
o   Irritabilidade
o   Dificuldade p/ alimentar
Em casos mais graves pode haver insuficiência respiratória.
Exame Físico:
o   Sibilos (Inspiratórios ou bifásicos)
o   - Prolongamento do tempo expiratório
o   - Batimento de aletas nasais
o   - Tiragem intercostais e subcostais
o   - Crepitações
o   - Podem ocorrer apneia e desidratação
Exames complementares: Radiografia de tórax, oximetria de pulso, gasometria arterial, leucograma, aspirado de nasofaringe.
Tratamento: O Tratamento é de suporte, direcionado às principais manifestações clínicas, a maioria dos casos é tratado em domicílio sendo que este deve ser evitado tratamento domiciliar para menores de dois meses e em crianças com condições basais de risco. Sedativos devem ser evitados devido ao risco de depressão respiratória e a cabeceira da cama deve ser mantida elevada.
Domiciliar: Deve- se fazer controle rigoroso da temperatura, limpeza das vias aéreas superiores com solução salina fisiológica, orientar a procurar um medico em caso de piora dos sinais.
Hospitalar: Apenas a oxigenoterapia é comprovadamente eficaz, porem deve-se ter cuidados para evitar bronco aspiração, desidratação. A fisioterapia respiratória também está indicada.

Prevenção: Orientar a família sobre a exposição de crianças de risco, incentivando um ambiente saudável. Pode-se também usar o Palivizumab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário